quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Rituais Individuais e Liturgias - Sessão

Texto de Bia Baccellet
Colaboração de Don Marco Alighieri


O post de hoje tem como objetivo acabar com as dúvidas em relação ao que vem a ser uma sessão e como é uma sessão BDSM.

Muitas perguntas são feitas sobre como acontece uma sessão e como se comportar durante as práticas. Ainda há bastante dúvida sobre a liturgia de uma sessão e o que é esperado das pessoas envolvidas.

Vambora então?

O que é uma sessão BDSM?

Podemos definir uma sessão BDSM como um momento em que praticantes se reúnem pra executar e/ou receber práticas que envolvem uma das formas de interação no BDSM - Bondage, Disciplina, Dominação e Submissão e SadoMasoquismo
Então, já por definição, qualquer momento em que pessoas se reúnem pra praticar pode ser considerado sessão.

- Pode ser um casal, que está em um relacionamento e executa práticas durante o sexo?
- Pode ser um grupo de amigos que decidiram fazer uma reunião informal pra experimentar práticas entre eles?
- Pode ser um Mestre e seu aprendiz aplicando didaticamente as práticas?
- Pode ser duas pessoas que ainda estão em fase de se conhecer?

Pode!!!

Não existe nenhuma regra litúrgica que defina que a sessão só pode acontecer entre pessoas que possuem relacionamento fixo. E a partir daqui podemos passar para a próxima questão.

Como acontece uma sessão?

Cada pessoa tem um universo diferente de preferências, e são elas que vão determinar o desenrolar de uma sessão. Vai depender de vários fatores pessoais e de como as pessoas estão emocionalmente e fisicamente pra esse momento. Muitas limitações podem acontecer também no decorrer da execução das práticas, e que podem mudar o rumo do que seria a preferência primária da pessoa. 

Uma sessão entre amigos pode ter uma diversidade muito grande de práticas, pois vai envolver um conjunto bem maior de preferências do que uma sessão entre um casal por exemplo. 

Cada pessoa vai ter uma forma de iniciar a sessão ou de colocar o parceiro na "vibe". Não existe uma liturgia predefinida de como deve acontecer uma sessão ou algum ritual fixo, dependendo basicamente da vontade dos envolvidos e da reação dos parceiros no momento.

Muitas pessoas já tem seus próprios rituais e liturgias pra esse momento e ensinam a seus parceiros como funciona pra elas e quais são as suas preferências e liturgias. Durante momentos de conversa(negociação) o parceiro vai dizer e/ou ensinar suas preferências.
Uma sessão sempre terá sexo?

Essa é uma das questões mais discutidas, e novamente não há uma regra ou liturgia que defina que uma "verdadeira" sessão BDSM não deve ter sexo ou ser misturada com sexo. Aliás, em questão de verdadeiro ou falso, quase nada se aplica em questões de BDSM, sendo algo muito particular.

Para esclarecermos, definimos aqui o sexo como sendo  "contato íntimo estimulando a genital de pelo menos um dos parceiros" , afinal para muitas pessoas o sexo abrange bem mais do que "penetração" e não necessariamente tem um pênis envolvido.
Incluir o fator sexo na sessão será muito definido pelo nível do relacionamento entre as pessoas e pela forma como a pessoa enxerga o momento sessão. Enquanto que, pra alguns, o sexo é algo muito natural e aceitável dentro da sessão, pra outros o sexo pode ser abominável e errado. Qual dos dois está errado? Nenhum!!! E ainda existem pessoas que tem o sexo como fator fundamental e que não desconectam a sessão de sexo, pra elas é tudo muito naturalmente sexual,  e mais ainda, outras pessoas que não necessariamente incluem sexo nos planos da sessão, mas podem querer sexo no decorrer dela.


Muitas pessoas não atribuem ao BDSM teor sexual porque elas preferem não ter sexo durante as sessões, deixando pra um outro momento ou pra um outro parceiro, preferindo a sessão focada somente nas práticas.

É importante salientar que, deve ficar bem claro entre os parceiros se haverá sexo ou não durante a sessão, ou se a possibilidade de sexo existe caso a pessoa deseje, já que existem muitas pessoas que não desejam praticar sexo durante a sessão, sendo este até um fator impeditivo pra sessão acontecer caso a pessoa tente "forçar a barra". E também fique atento ao detalhe de que algumas pessoas não desassociam o momento da sessão de sexo, então pra elas sexo é parte primordial, sendo parte importante e vital dela, mas de forma alguma o sexo deve ser usado como moeda de troca ou forma de chantagem pra que uma pessoa "aguente" a sessão pra no final obter sexo, fazendo com que o parceiro "ature" algo que não gosta, pra ter algo que gosta no final.
Sempre vou gostar de tudo na sessão?

Não. Nem sempre. Pode ser que você ainda não tenha tido nenhuma experiência desagradável numa sessão porque sempre se relacionou com pessoas muito observadoras e que fizeram uma boa leitura das suas reações, mas nem tudo sai "às mil maravilhas sempre". Tem aquele dia que você não tava legal, ou que uma prática que sempre gostou não foi tão boa.
E é pensando que nem sempre conseguimos acertar em tudo que existem mecanismos de segurança em uma sessão. São códigos usados pra comunicação entre as pessoas envolvidas, sinalizando que algo pode não estar indo bem, ou que a pessoa não está se sentindo bem. Esses mecanismos de segurança são chamadas de Safeword(palavra de segurança) ou Safesign/Safegesture(gesto ou sinal de segurança). Esses não são mecanismos de controle, sendo apenas uma forma eficiente de se comunicar e chamar a atenção pra algo que pode não estar sendo observado naquele momento.

Safeword - Costuma ser uma palavra apenas, que geralmente não seria pronunciada no decorrer da sessão, o objetivo é "quebrar" o clima e chamar a atenção. A safeword não pode ser usada como humilhação ou como forma de ridicularizar o bottom, a importância dela está no fato de que palavras como "socorro", "não", "para", "chega" entre outras, podem ser elementos da própria sessão, fazendo parte do roleplay em alguns casos e não podem servir como mecanismo de parada, por não chamar a devida atenção. Por costume, convencionou-se usar amarelo e vermelho como palavras de segurança em eventos e locais públicos ou play parties. A palavra amarelo significa desacelerar ou reduzir, sinaliza que está chegando próximo do limite de intensidade suportado, a palavra vermelho significa parada total, sinalizando que algo está errado ou que o limite foi ultrapassado.


Geralmente as pessoas quando começam a se relacionar escolhem sua próprias safewords, e muitas pessoas optam por ter apenas uma.

Safesign/Safegesture - Quando o bottom fica incapacitado de falar, por estar amordaçado ou em ambiente com ruído ou situação similar, combina-se previamente um gesto ou sinal que irá substituir a safeword. Nesse caso o top deve estar muito atento para o caso de o sinal ser utilizado. O sinal pode ser um gesto com as mãos, com os pés, pode ser batidas no assoalho ou um chocalho na mão do bottom.


Só posso ter sessão quando tiver um relacionamento fixo?

Muitas pessoas dentro do BDSM preferem não se relacionar, ou não ter relacionamentos fixos com compromisso, e isso não impede que elas possam satisfazer seus desejos e fetiches. Com sexo ou sem sexo, com relacionamento fixo ou não, a sessão independe disso. Usualmente parceiros eventuais e não fixos fazem sessões avulsas.

Sessão Avulsa: Geralmente acontece entre parceiros eventuais ou sem compromisso fixo. Também podem acontecer entre amigos em um clima mais descontraído, em uma festa ou encontro. Sessões de aprendizado também são consideradas avulsas, onde o Mestre ensina seu aluno as práticas.

Mesmo não havendo compromisso assumido entre as pessoas, elas podem ter o desejo de fazer sessões juntas mais vezes, não tendo compromisso pra se relacionar mas fazer um acordo de praticar juntos de forma mais frequente e fixa. Esse tipo de relação chamamos de playpartner.

Playpartner: Parceiro de sessão com quem não se possui compromisso de relacionamento fixo. Pode ser alguém com quem se faça apenas uma prática, que o parceiro fixo não curte, pode ser alguém que ainda esteja experimentando as práticas e não tem a intenção de entrar num relacionamento, pode ser alguém com quem se intencione um relacionamento fixo no futuro e deseja conhecer mais profundamente.

Enfim, a sessão é muito mais pessoal e particular do que algo "litúrgico" e engessado com regras fixas, podendo ser de mil maneiras diferentes, podendo ter muitos tipos de configuração diferentes e diferentes práticas envolvidas. O que eu posso arriscar a dizer que é imperativo em uma sessão é: a satisfação dos envolvidos.



10 comentários:

  1. Excelente o texto bem didático
    muito bom

    SR ROBERTO

    ResponderExcluir
  2. Indicado a mim por minha adoravel amiga Sornionne Malvagio
    Eu recomendo este blog a todos iniciantes sinceros e serio que querem crescer neste mundo chamado BDSM !!
    Saudaçõe..

    ResponderExcluir
  3. sessões que acontencem com o mesmo Dom por um período de tempo até que se tenha a afinidade e entrosamento para se receber a coleira, pode-se dizer avulsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, temos outros fatores a analisar. Há compromisso de exclusividade? Se não houver, sim é avulsa. Se mesmo sem coleira, houver compromisso de exclusividade, não é avulsa.

      Excluir
  4. Amei o texto! Muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, este texto muito informativo e esclarecedor. Pois assim pode se ver como agir deste momento especial. De sua vida.

    ResponderExcluir
  6. Isso é coisa do demônio

    ResponderExcluir
  7. Uma dúvida , posso considerar uma sessão avulsa mesmo se a pessoa não e do meio, tipo ele domina a sessao toda mais nao e do meio, ele só faz as praticas?

    ResponderExcluir
  8. Grupo ! https://chat.whatsapp.com/HBbdBMO9tF85URPqUrY5e5

    ResponderExcluir